Pedra da Gávea

Considerado o maior bloco de pedra a beira mar do planeta. A trilha da Pedra da Gávea sem dúvida é uma das mais incríveis, cansativas e perigosas trilhas do Rio de Janeiro. A trilha começa por um caminho de pedras construído pelos escravos e vai se afunilando por dentro da floresta com “escadas naturais” entre as raízes das árvores. Há três partes de escalaminhadas, incluindo a temida carrasqueira.

pedra da gavea pico
Pedra da Gávea – Pico

A carrasqueira é a parte de maior dificuldade do trajeto, o paredão de trinta metros fica numa área descampada o que causa a impressão de que a altura é bem maior, o aconselhável é subir e descer pela fenda ou com a ajuda de uma corda.

pedra-da-gavea-trilha
Pedra da Gávea – Trilha

O tempo de subida varia de duas a quatro horas dependendo do estado físico da pessoa. Atualmente o número de acidentes é alto, assim como o número de resgates por helicóptero dos bombeiros, pessoas despreparadas resolvem subir a montanha achando que tal atividade é trivial. O ideal é procurar um guia ou um grupo praticante, não é recomendável subir sozinho mesmo já conhecendo a trilha.

Fenda da Pedra da Gávea
Pedra da Gávea – Fenda

No topo da pedra a vista é simplesmente impressionante, com 842 metros de altitude a pedra da Gávea disponibiliza uma visão panorâmica entre a zona sul e a zona oeste do Rio de Janeiro. Devido ao enorme tamanho da pedra a mesma se divide em vários picos e grutas como “orelha do imperador”; “garganta do céu”; “pedra do raio” e a famosa “cadeirinha” que oferece uma visão privilegiada para a pedra bonita.

A vista do Rio de Janeiro
Pedra da Gávea

Recomendações: Usar roupas leves, tênis que tenham atritos ao solo, levar protetor solar e repelente de mosquitos, chapéu ou boné, óculos de sol, no mínimo dois litros de água por pessoa e lanches.

DCIM167GOPRO

Matéria: Luiz Fernando (@nandogringones)

Instagram (@rio_radical)

rio-radical

 

Blog Cidade Estilo de vida Fotografias LifeStyle